Barterday+30 2022
Descrição do curso
Barter significa permuta de bens. Operação
muito utilizada no agronegócio para financiamento de safra, principalmente a
troca de insumos por produção agrícola.
Por ser uma excelente forma de financiamento de safra, a operação é amplamente utilizada no agro, sobretudo nos setores de grãos e café, e, em valores quase sempre significativos para as entidades que operam Barter.
O Barterday + 30 é um treinamento que trata dos aspectos de governança corporativa e controles dessas operações que não podem ser negligenciados, com risco de comprometer todo o resultado esperado pelas partes que operam Barter.
Trata-se de uma reflexão sobre esses riscos e insights bem significativos de como esses riscos podem ser minimizados.
Trata-se de um treinamento bastante objetivo sobre um tema pouco tratado, mas muito relevante para os investidores e credores de entidades que operam Barter e não estão diretamente na operacionalização dessas transações ou na administração da entidade.
O curso também oferece Consultoria Express” em relação aos seguintes módulos:
Riscos de Custos financeiros em operações de Barter – Diretamente com Vitor Hugo da Safira/BTG Pactual
Riscos de Performance em operações de Barter - Parte 2 – Diretamente com o palestrante Jorge Galhardo, sócio da Ceres Gestão de Riscos Agrícolas
Gestão de riscos em operações de bater – Diretamente com o palestrante Ronaldo Coletto, da Do Agro Auditores
Veja como funciona:
1)
Você entra no conteúdo desejado, conforme o
módulo
2)
Acessa o questionário para a Consultoria express
3)
Responde às questões mínimas para a consulta
4) O Palestrante entrará em contato com você por e-mail ou por celular para falar a respeito da dúvida!
Confira o conteúdo programático completo ao lado!
Categoria: Contabilidade Geral
Informações gerais
Conteúdo
- MÓDULO 1 - Gerenciamento de riscos em operações de barter
- MÓDULO 2 - Gerenciamento de riscos financeiros em operações de barter
- MÓDULO 3 - Gerenciamento de riscos fiscais em operações de barter
- MÓDULO 4 - Gerenciamento de riscos de oscilação de preço e câmbio em operações de barter
- MÓDULO 5 - Gerenciamento de riscos de informações inadequadas a investidores em operações de barter
- MÓDULO 6 - Gerenciamento de riscos de produção agrícola em operações de barter - Parte 1
- MÓDULO 7 - Gerenciamento de riscos de produção agrícola em operações de barter - Parte 2
- Veja detalhes:
- MÓDULO 1 - Gestão de riscos em operações de bater
- Palestrado por Ronaldo Coletto, auditor, especialista em gestão de riscos em operações de Barter, o módulo do Treinamento Visão geral de riscos em Operações de Barter aborda os principais os riscos de operações de Barter, dando ao profissional uma visão ampla desses riscos e insights de como reduzir esses riscos, que, se não geridos, podem comprometer o resultado esperados das operações de Barter.
- Esse módulo também dá direito a acesso na Consultoria Express", em que o palestrante pode te ajudar a entender qual seu nível de Compliance em relação a Operações de Barter já realizadas da Entidade sob consulta.
- MÓDULO 2 - Riscos de Custos financeiros em operações de Barter
- Palestrado por Vitor Hugo, especialista em crédito agrícola e gestão de ativos financeiros, o módulo do Treinamento Riscos de Custos Financeiros em Operações de Barter discute aspectos diversos do Barter como ferramenta de financiamento de safra, fazendo-nos refletir se as operações de Barter são, de fato, a melhor alternativa para o financiamento para o produtor e, caso sim, em que condições, fazendo com que o produtor avalie sua posição e reflita se está, de fato, estabelecendo a melhor estratégia para seu negócio.
- Esse módulo também dá direito a acesso na Consultoria Express", em que o palestrante pode te ajudar a entender se vale a pena seguir com a modalidade Barter ou Outra forma de financiamento para a safra, considerando o perfil da Entidade sob consulta.
- MÓDULO 3 - Riscos fiscais em operações de Barter
- Palestrado por Monique Salgado, especialista em direito tributário de operações de Barter, o módulo do Treinamento Riscos fiscais em Operações de Barter aborda como as questões fiscais, se não adequadamente tratadas, podem comprometer o resultado esperados das operações de Barter realizadas.
- MÓDULO 4 - Riscos de Oscilação de Preço e Câmbio em operações de Barter
- Palestrado por Vitor Hugo, especialista em crédito agrícola e gestão de ativos financeiros, o módulo do Treinamento Riscos de Oscilação de Preço e Câmbio em Operações de Barter aborda como os riscos de preço e câmbio podem comprometer o resultado das operações de Barter. Aborda, também, como o gerenciamento das oscilações de preço e câmbio pode contribuir para uma boa estratégia de cumprimento do contrato de Barter, no sentido de se evitar Washout da operação e fidelizar o produtor.
- MÓDULO 5 - Riscos de divulgação inadequada de operações de Barter
- Palestrado por Carla Cordero, especialista em contabilização e divulgação de informações de operações de Barter, o módulo do Treinamento Riscos de Divulgação Inadequada de Operações de Barter aborda como as entidades podem prejudicar os investidores e tomadores de decisão quando deixam de registrar contabilmente ou deixam de divulgar ou, ainda, registram ou divulgam, de forma incorreta, as operações de Barter e os Riscos correspondentes. Decisões estratégicas podem ser tomadas de forma equivocadas e gerar perdas relevantes a investidores.
- MÓDULO 6 - Riscos de Performance em operações de Barter - Parte 1
- Palestrado por Wady Cury, especialista em seguro agro, o módulo do Treinamento Riscos de Performance em operações de Barter aborda como o seguro agrícola pode minimizar as perdas de performance agrícola em operações de Barter e, também, passa uma visão de quais os custos normalmente incorridos no gerenciamento desses riscos, considerando um universo de culturas, espaço geográfico etc.
- MÓDULO 7 - Riscos de Performance em operações de Barter - Parte 2
- Palestrado por Jorge Galhardo, especialista em gestão de risco agrícola, o módulo do Treinamento Riscos de Performance em Operações de Barter - Parte 2 aborda como o seguro agrícola pode minimizar as perdas de performance agrícola em operações de Barter e, também, passa uma visão de quais os custos normalmente incorridos no gerenciamento desses riscos, considerando um universo de culturas, espaço geográfico etc., sobretudo quando se avaliar os riscos de crédito agrícola.
- Esse módulo também dá direito a acesso na Consultoria Express", em que o palestrante pode te ajudar a entender qual seria o custo esperado para a minimização de riscos de performance da Entidade sob consulta, considerando suas características fundamentais, como culturas, espaço geográfico etc.
Objetivo
BARTERDAY +30
Ao longo do tempo atendendo clientes do agronegócio que operam Barter, a Do AGRO Auditores percebeu uma grande lacuna de comunicação entre os setores estratégico e financeiros das entidades que operam Barter, notadamente as revendas e os produtores, e os setores contábil e de compliance (jurídico e fiscal).
Essas lacunas escodem riscos da operação de BARTER que muitas vezes não são conhecidos e, portanto, não administrados.
Por ser uma excelente forma de financiamento de safra, a operação é amplamente utilizada no agro, sobretudo nos setores de grãos e café, e, em valores quase sempre significativos para as entidades que operam Barter.
A idealização do Barterday + 30 pela Do AGRO Auditores é uma forma de divulgação de conhecimento de aspectos de governança e controles dessas operações que não podem ser negligenciados, com risco de comprometer todo o resultado esperado para as partes que operam Barter.
Em 2021, o Barterday discutiu Barter de forma Ampla - Da Estratégia até a Governança.
Em 2022, o foco é RISCOS - BARTER SEM RISCOS!
A Do AGRO auditores se orgulha da iniciativa da promoção do BARTERDAY+30 como uma forma de cumprimento de sua missão:
Contribuir para o desenvolvimento do Agronegócio brasileiro ajudando nossos clientes no processo de aprimoramento de suas práticas de gestão corporativa, indispensável para o crescimento dos negócios, mediante prestação de serviços de auditoria e consultoria empresarial dos diversos tipos de organizações atuantes nesse mercado.
Público-alvo
Profissionais envolvidos em operações de barter, desde a estruturação da operação como o back-office, tais como:
Auditores
Agrônomos
Gestores de planejamento
Gerentes comerciais
Advogados
Contadores
Revendedores de insumos
Produtores rurais
Criadores
Certificado
O conferencista receberá o certificado ao final dos 30 dias, se cumprida, pelo menos 75% de frequência na conferência ou no acesso aos materiais de apoio.